terça-feira, 14 de abril de 2009

O tenente Mora !

Tenente Mora (oficial de dia) e furrieis Neto, Viegas (sargento de
dia) e Monteiro, com o cabo Soares, na frente da residência dos furrieis,
em plena avenida do Quitexe. Atrás, ficava a messe de oficiais.

O segundo comandante da CCS era o tenente Mora (José Elói Borges da Cunha Mora), de quem já aqui falei. Dispensado, obviamente, de fazer serviços, fez-se voluntário como oficial de dia. Ainda hoje penso que o fez para se afirmar como exemplo! Fez "estreia" comigo a sargento-dia, em finais de Junho de 1974.
Desse serviço, recordo uma cena: à meia-noite, desligava-se a luz pública e tinha de se ligar o gerador do aquartelamento. ÀS vezes e por uns escassos segundos, ficávamos sem energia. Pois o bom do tenente Mora insistiu que era um ataque do IN. Sabotagem!! Princípio de um bombardeamento! Eles estavam a observar-nos!!! Eles, eram os ditos turras (terroristas!). O IN!
"Não é nada, meu tenente!!! Não é!!...", dizia-lhe eu, tentando explicar-lhe o que na verdade se passava. Mas nada de o conseguir convencer!
Estávamos frente à messe de oficiais, a ligação do gerador era mesmo ali, nas traseiras dos quartos dos furriéis, o militar encarregado desse serviço já ia ligar, era sempre assim! Mas nada convenceu o tenente Mora, que se atirou para o chão e começou a rastejar até um ponto de (suposta) protecção. A luz abriu-se, entretanto, com o gerador já a funcionar. Não chegou a haver "ataque" nenhum. Várias vezes comentámos, um e outro, esta história de uma noite de África! E sempre o tenente Mora se sorriu deste momento, algo caricatural!
- IN: Sigla usada para identificar inimigo.

Sem comentários: