domingo, 12 de abril de 2009

Os furrieis Ranger da CCS do BCAV 8423

Foto na avenida principal do Quitexe. Os furrieis
Neto, Viegas e Monteiro, do Pelotão de
Reconhecimento e Serviços da CCS do BCAV 8423
A minha preparação militar passou pela Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, e continuou no Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOE), em Lamego. A escola Ranger de sargentos e oficiais. Foi aqui, em princípios de Dezembro de 1973, que soube da minha mobilização para Angola. «Uma sorte», como se julgava ao tempo, pois seria a zona militar menos perigosa - comparada com a Guiné e Moçambique!
Por mim, ainda melhor era (e foi), pois em Angola tinha familiares e amigos (civis) e lá estava enterrado meu padrinho de baptismo, Arménio Tavares, no cemitério da Gabela, vítima de um acidente.
Mobilizados, também para CCS do BCAV 8423, foram o Neto (José Franciso Rodrigues Neto, de Águeda) e o Monteiro (José Augusto Guedes Monteiro, de Vila Boa de Quires, Marco de Canaveses). Apresentámos-nos os três no Regimento de Cavalaria 4, de Santa Margarida, a 23 de Dezembro desse ano. Aqui tivemos a Instrução Altamente Operacional (IAO) que antecipou a nossa partida para Angola. Para o Quitexe, depois para Carmona (a agora cidade de Uíge).
Fomos um trio divertido! Mais cá, que lá!

Nota: O amigo (ex-furriel) Neto atravessa momento dramático
da sua vida pessoal, com a morte da filha Maria Manuel,
de 30 anos, a 6 de Abril de 2009, vítima de um acidente.
Um abraço solidário!

1 comentário:

Anónimo disse...

Viegas, dê um abraço ao sr. Neto. lembro-me bem dele, quando vocês passavam em Aldeia Viçosa, para a Vista Alegre e Ponte do Dange.
António Augusto