sexta-feira, 17 de abril de 2009

Secretaria e comando da CCS do BCAV 8423

Rua transversal da estrada Luanda-Carmona, em foto de 2005. Ao fundo, vê-se o edifício onde, de Junho de 1974 a Janeiro de 1975, funcionaram a secretaria e o comando da CCS. O comandante era o capitão António Martins de Oliveira. O tenente José Elói Borges da Cunha Mora era o segundo-comandante.
Chefe da secretaria era o 1º. sargento Luzia (José Claudino Fernandes Luzia), que tinha o furriel Monteiro (José Augusto Guedes Monteiro) como «ajudante». Lá trabalhava também o furriel vagomestre: o Dias.
Num pequeno espaço funcionava o gabinete de apoio aos GE (Grupos Especiais), voluntários militarizados ao serviço das FA portuguesas. Fui responsável por dois deles, numa "herança" recebida do furriel miliciano Casares, da unidade anterior - a que o BCAV 8423 substituiu. Era de Chaves e foi guarda-redes de futebol do Grupo Desportivo desta cidade.


- Capitão Oliveira. António Martins Oliveira, oriundo de Viseu e com carreira militar que o levou de sargento (estudou na Escola Central de Sargentos, de Águeda) a capitão. Ainda o conheci como major e a comandar o DRM de Aveiro, nos anos 80.
- Tenente Mora. José Eloi Borges da Cunha Mora. Natural de Lisboa, frequentava o curso de Direito em regime de voluntário, já com mais de 50 anos. Era casado com uma senhora indiana.
- Furriel Monteiro: José Augusto Guedes Monteiro, furriel miliciano de Operações Especiais (Ranger). Natural de Vila Boa de Quires (Marco de Canaveses), está aposentado dos Transportes Colectivos do Porto e tem uma empresa de prestação de serviços na área da electricidade. Mora em Paredes (Porto).
- Furriel Dias. Francisco José Brogueira Dias, furriel miliciano de Alimentação (vagomestre), natural e residente no Porto, actualmente bancário.

Sem comentários: