quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O capitão miliciano médico Manuel Leal

Alferes Garcia e Ribeiro, capitão Leal e tenente Luz na messe de oficiais do Quitexe

Um dos oficiais que «encheu as medidas» dos Cavaleiros do Quitexe, pelas empatias que gerou e cavalheirismo que assumia e partilhou, foi o capitão miliciano médico Leal. Competente no diagnóstico, virtuoso no receituário e de trato afável e permanente jovialidade, uma boa piada do dr. Leal valia por todos os comprimidos para qualquer maleita.

Havia necessidade de uma graça para o momento, aí estava a irreverência amadurecida do dr. Leal. Era preciso acudir a um civil adoentado, lá estava o dr. Leal - de auscultadores operacionais e maleta na mão, sempre disponível para testar qualquer febre ou suspeita que adoentasse o cidadão.

Era preciso ir às fazendas e aldeias de mata afora, lá íamos nós de arma entre os joelhos, de olhos bem abertos e a espreitar para os adiantes das picadas, sentados nos burros de mato, a comer pó e a temer perigos, mas sempre com a enorme alegria de servir e por escoltarmos o dr. Leal, para que acudisse ao povo sofrido.

O comando do BCAV. 8423 fez-lhe memória e elogio da sua competência profissional, porquanto, e citamos o louvor oficial de Setembro de 1974, «servindo no Subsector do Quitexe há cerca de dois anos, sempre demonstrou a maior competência profissional na resolução de todos os casos clínicos que he surgiram, com elevado espírito de servir, no que evidenciou perfeita identidade com a missão que lhe foi solicitada, nunca se poupando a sacifícios, nem olhando a horas de descanso, apoiando permanentemente as populações civis, africanas e europeias».

O dr. Leal, e disso eu sou testemunha (como se fosse preciso), não poupava a sua generosidade para servir, custasse-lhe isso centenas de quilómetros de picada, ou apenas as centenas de metros que o separavam da enfermaria militar e da Delegação de Saúde do Quitexe, de que era responsável.

Foi condecorado com a Medalha Militar Comemorativa das Campanhas do Exército Português, com a legenda ANGOLA 1972-1973-1974. Deixou o Quitexe, com missão cumprida, em Outubro de 1974.

- LEAL. Manuel Soares Cipriano Leal, capitão miliciano médico. Reside em Santo Tirso.

- BURROS MATO. Os Unimogs, viaturas de transporte operacional de militares.

Sem comentários: