segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

O alferes capelão do Quitexe...

Igreja da Mãe de Deus do Quitexe nos anos 70 do século XX


O Batalhão de Cavalaria 8423 tinha um alferes capelão, o padre José Ferreira de Almeida. Ele me absolvirá, mas não tenho especiais recordações dele - além de o saber recatado, relativamente novo e de o ver, muitas vezes, em conversas de pé de orelha com soldados. Não ganhei intimidade com ele, vá lá saber-se porquê.
O alferes capelão missionaria em outras localidades, além do Quitexe, e certamente deveria ir às outras companhias do BCAV. 8423, onde provavelmente se demoraria dias seguidos, e as suas permanências na vila seriam espaçadas e curtas - talvez muitas vezes coincidentes com as nossas saídas, em operações, escoltas, patrulhas, fiscalização rodoviária, férias. A nossa principal referência religiosa - a minha, pelo menos... - eram a missão e a paróquia. E os momentos de maior reflexão eram na Igreja da vila, a da Mãe de Deus do Quitexe, onde ao tempo paroquiava o Padre Albino Capela.
O alferes capelão Almeida seria o conforto psicológico de muitos rapazes, que na fé encontravam resposta às suas dúvidas e aos seus desassossegos. Na Palavra que espalhava, achariam o milagre da sua paz espiritual. Sempre que o via, estava ele em pé de conversa com militares - principalmente praças.
Acabou a comissão no Quitexe em Dezembro de 1974 e dele agora não consegui saber nada. Um abraço para ele, se nos ler.

1 comentário:

Anónimo disse...

Fui algumas vezes à missa do quitexe...