quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O(s) morto(s) entre os Cavaleiros do Norte


O BCAV. 8423 teve a felicidade de não ter mortos em combate. Tenho ideia (que não consegui confirmar) de um companheiro de uma das companhias operacionais ter falecido vítima de um acidente à entrada da rotunda de Carmona, quando ia de motorizada.
Agora, o Buraquinho vem comentar o falecimento do companheiro que venceu a prova de S. Silvestre do Quitexe. E conta assim, por palavras dele:
«O Fernando, que era conhecido por Spínola e era da 2ª. companhia operacional, morreu junto de mim num acidente de viação, na curva a seguir à fazenda Pumbaloje, no sentido de Quitexe para Carmona. Íamos de boleia e o carro em que ele seguia (uma Renault 4L), conduzida pelo empreiteiro de estradas do Quitexe que se chamava Sidónio, foi contra a ambulância da delegacia do Quitexe que tinha sido roubada pelos combatentes da FNLA.
Além do militar português também morreu um guerrilheiro da FNLA e o Sidónio ficou gravemente ferido. Eu peguei no Spínola e no Sidónio (que era o empreiteiro) e meti-os na viatura em que eu ia (por casualidade, os carros eram da mesma marca).
O condutor era o empregado do restaurante Shop-Shop, de Carmona. Viemos para a delegacia do Quitexe e enquanto o enfermeiro José Maria Ferreira Lobo fazia os 1ºs. socorros, eu fui à procura do capitão Paulo Fernandes, comandante da 2ª. companhia, dizendo-lhe que o Spínola tinha morrido de acidente e ele disse que estava maluco, porque ele tinha saído há minutos da companhia. Perguntou-me pelo corpo e eu disse que estava na delegacia, com o Sidónio. Então, o capitão Paulo Fernandes pegou no Sidónio e conduziu-o ao hospital civil de Carmona, comigo e com o enfermeiro José Maria Lobo - lá ficando ele internado».
Texto de Alfredo Coelho
(Buraquinho), adaptado da
versão original

2 comentários:

Deus disse...

Quero apenas fazer uma rectificação: O "Spínola" pertenceu à 3ª.ccav e faleceu de acidente de viação. Houve ainda outro militar da 3ª. ccav, cujo nome não me lembro, que faleceu devido a doença.

Anónimo disse...

O outro que morreu de doença que foi com a febre tifoide,é o Manuel Barreiros.Um abraço do Alfredo Coelho ( BURAQUINHO )