quinta-feira, 15 de abril de 2010

A chegada do capitão José Diogo Themudo a Carmona

O capitão Themudo (à direita), com o capitão Falcão (ao meio) e o alferes Garcia (à
esquerda), na varanda interior do edifício do comando do BC12


O BCAV. 8423 esteve sem 2º. Comandante até Março de 1975, quando chegou a Carmona o capitão José Diogo da Mota e Silva Themudo. Substituiu o major José Luís J. Ornelas Monteiro - que se apresentara em Santa Margarida, a 4 de Fevereiro de 1974, que nós mal conhecemos e que, nas vésperas do embarque da CCS para Luanda (a 29 de Maio), foi requisitado pelo MFA «por motivos imperiosos de serviço» e por cá ficou.
Reencontrámos, agora, o capitão José Diogo Themudo, já coronel e aposentado, que nos conta como foi parar a Carmona. Na primeira pessoa:
«Em Janeiro de 1975, fui mobilizado pela segunda vez para Angola. O meu destino era Silva Porto, para substituir um capitão que ia regressar à metrópole. Mas, quando cheguei a Luanda, fui informado que todas as tropas de Silva Porto já tinham regressado e que, portanto, já não ia substituir ninguém. Pedi, então, para regressar à metrópole, o que me foi negado, pois tinha sido o último oficial a chegar a Angola e podia fazer falta».
Continua o coronel Themudo, a contar a sua história angolana: «Instalei-me na messe de oficiais e de quando em vez passava pelo Quartel General, para saber se havia notícias. Estive na praia durante um mês. Por um feliz ou infeliz acaso, certo dia fui ao aeroporto despedir-me de um camarada de armas e encontrei também por lá o então Tenente-Coronel Almeida e Brito, que me convidou para 2º. Comandante do Batalhão».
O capitão José Diogo Themudo, que então se sentia «farto de nada fazer» em Luanda, resolveu aceitar o convite, «apesar das funções serem de major e eu ainda ser capitão». E, no dia seguinte, lá foi com Almeida e Brito ao QG/RMA e resolveram a situação.
Sem demora, estava em Carmona no Batalhão de Cavalaria 8423. Deixavam os Cavaleiros do Norte de estar órfãos do 2º. Comandante.
- QG/RMA. Quartel General da Região Militar de Angola.

Sem comentários: