quarta-feira, 2 de março de 2011

A chegada dos Cavaleiros do Norte ao BC12 de Carmona

Quartel do BC12, visto do lado de Carmona (em cima)
e da estrada para o Songo (em baixo)



A 2 de Março de 1975, há 36 anos!!!..., literalmente de armas e bagagens, partiu a CCS do BCAV. 8423 da (saudosa) vila do Quitexe para a cidade Carmona, onde se instalou no BC12. A rotação estava prevista desde dias antes - depois de dúvidas que se tinham posto entre este destino e o de Luanda.
Carmona era metrópole gigantesca. Gigantesca, bem entendido, para os olhos da maioria da guarnição - uma cidade desenvolvida, moderna, atraente, cheia de respostas para a gulodice de jovens que, aos 22 para 23 anos, ali conheciam mundos novos, sendo saídos, a maior parte deles, da província pouco desenvolvida do Portugal metropolitano.
E o quartel!! O quartel pouca tinha a ver - nada, mesmo!!!... - com as modestas instalações do Quitexe. Embora, digamos por verdade, sendo estas muito melhores que quaisquer umas das subunidades que «acampavam» em aquartelamentos de mato.
Recordo os olhares de espanto de alguns de nós, a galgar a cidade por entre prédios de cinco ou seis andares, ou dez!..., que nunca teriam visto na vida. E  alegria de se verem em casernas modernas e bem equipadas. E o olhar ansioso e de espanto, medindo a área da imensa parada do BC12.
A chegada ao BC12 foi mesmo em tempo do almoço, mal havendo tempo de pousar malas e mochilas. A guarnição sentiu-se bem e feliz no seu novo destino.
- BC12. Batalhão de Caçadores 12, em Carmona.
- CARMONA. Cidade capital da Província do Uíge.
Actualmente, denomina-se Uíge (nome original).

Sem comentários: