quinta-feira, 31 de março de 2011

Dias de Carmona, antes de ir para férias angolanas

Furriéis Cruz e Viegas na avenida principal do Quitexe (em
cima) e guião do ECAV. 401 (em baixo)

A 31 de Março de 1975, em vésperas da minha saída de Carmona para férias por Angola, com o Cruz (foto), o BCAV. 8423 prosseguia a sua política da aproximação com os dirigentes dos movimentos - estratégia que vinha dando bons frutos e se espalhava pelas áreas próximas de Carmona.
Neste dia, em Salazar, Quibaxe e Úcua começaram igualmente os patrulhamentos mistos - neste último caso, com a participação da 2ª. CCAV. 8423 (comandada pelo capitão miliciano José Manuel Cruz) e  do ECAV. 401. Os contactos com os dirigentes dos movimentos - o MPLA, a FNLA e a UNITA - vinham a realizar-se habitualmente em todas as quartas-feiras, desde a chegada dos Cavaleiros do Norte  Carmona - a 2 de Março. 
Os últimos dias deste mês, foram também tempo para as visitas do 2º. comandante do BCAV. 8423, capitão José Diogo Themudo, a sub-unidades: ao Quitexe, onde estava a 3ª. CCAV. 8423, comandada pelo capitão José Paulo Fernandes (a 27) e a Vista Alegre e Ponte do Dange, onde jornadeava a 1ª. CCAV., a do capitão Davide Castro Dias (28), ida de Zalala.
O capitão José Diogo Themudo, a 24 de Março, assumira o comando interino do BCAV. 8423, dado o tenente-coronel Almeida e Brito ter sido deslocado para o comando da ZMN.
Por mim, com patrulhamentos e PM na cidade e serviços internos no BC12, fazia malas para 30 dias de férias - que, com o Cruz, se iriam estender por boa parte de Angola.
- CRUZ. António José Dias Cruz, furriel miliciano mecânico
rádio-montador. Natural de Cardigos e residente em Lisboa.
- ECAV. 401. Esquadrão de Cavalaria 401, os Dragões, em Luanda,
de 1973 a 1975. Contacto de e-mail: manuelaraujocosta@aeiou.pt

Sem comentários: