domingo, 13 de março de 2011

O 2º. Comandante do Batalhão de Cavalaria 8423





A um dia de meados de Março de 1975 chegou a Carmona o capitão José Diogo Themudo, que viria a ser o 2º. Comandante do Batalhão de Cavalaria 8423.
O oficial inicialmente nomeado para a função, o major Ornelas Monteiro, apresentara-se a  4 de Fevereiro de 1974, ainda no Campo Miliar de Santa Magarida, mas fôra desmobilizado em vésperas do embarque para Luanda - por solicitação do Movimento das Forças Armadas (MFA). Esteve, assim, o Batalhão de Cavalaria 8423 sem 2º. Comandante nada mais nada menos que cerca de 10 meses - entre Portugal e Angola.
José Diogo Themudo veio a ter papel determinante na história dos Cavaleiros do Norte, que interinamente comandou a partir de 24 de Março - quando o tenente-coronel Almeida e Brito passou a comandar a Zona Militar Norte. Também interinamente.
Era oficial discreto, eficaz, competente, dos que não precisam de exigir palada para serem respeitados. Ele próprio contou a este blog a forma como chegou a Carmona e aos Cavaleiros do Norte, depois de uma mobilização que não teve destino, de umas «férias» passadas nas praias e apetites de Luanda, à espera de ser colocado, e até que o destino o pôs à fala com Almeida e Brito - que no aeroporto de Luanda o convidou para 2º. comandante do BCAV. 8423.
Ver AQUI. 

Sem comentários: