segunda-feira, 14 de março de 2011

A preparação militar de há 37 anos, em Santa Margarida

Marco geodésico da Mata do Soares. Por aqui andou
o BCAV. 8423 a fazer a sua preparação militar

A 15 de Março de 1974, o Batalhão de Cavalaria 8423 teve a primeira inspecção de Instrução Operacional, depois de uns vários dias de «guerra» na Mata do Soares. Preparação militar intensa, quase «real» - durante a qual, de forma muito aproximada, se recreava o ambiente de guerra. 
O dia de hoje (dia 14, uma quinta-feira) de há 37 anos, era assim aguardado com expectativa. É que, assim fosse feita a inspecção de sexta, iríamos de imediato ter as chamadas Licenças de Normas: 10 dias de férias.
Mal sabíamos nós o que se preparava para o dia 16, a chamada revolta das Caldas. Nem imaginávamos!
Por nós, de malas e sacos feitos, o importante era que a inspecção corresse bem (e correu!...) e, sobre operacionalidade e pontualidade, firmeza, competência, coragem, atavio, aprumo e disciplina, etc., etc., nos mandava recados o comandante Almeida e Brito - por quem, ao tempo, tínhamos respeito medido em distância física. Nada de grandes intimidades. Por ele, nos falavam os aspirantes a oficiais milicianos (futuros alferes), gente da nossa escola e idades. Ou, menos vezes mas sempre mais austeros e exigentes, os sempre inspectivos 1º.s sargentos. Que não eram posto de muitas empatias com os futuros furriéis milicianos.
A noite de hoje, de Março de 1974, foi tenpo para, no SIMCA 1100 do Neto, «voarmos» Tramagal fora, a caminho de Abrantes - para refeiçoar em restaurante já nosso conhecido e por cuja portas e arredores se passeavam meninas que nos aguçavam os olhos e despertavam apetites. Tínhamos nós, futuros Cavaleiros do Norte, então, uns graciosos e esfomeados 21 para 22 anos de desejos.

Sem comentários: