quinta-feira, 23 de junho de 2011

As famílias civis do Quitexe e o Padre Capela

Albino Capela e senhora, no Encontro de Águeda (2009)



A  foto é de 1969, da família Rei do Quitexe. O padre Capela está com Elizabete ao colo, no dia do seu baptizado (foto DAQUI).


Os primeiros dias do Quitexe foram de natural expectativa da nova guarnição militar sobre a comunidade civil. Tarde soubemos, fosse lá pelo que fosse - eu e o Neto - que a Família Morais era de Águeda, de Valongo do Vouga, nossos vizinhos. Eu até tinha jogado futebol no Valonguense, o clube da terra dos Morais, durante três anos, e conhecia familiares deles. O Toninho, tinha sido companheiro da velha EICA. O Fernando, mais velho, era titular da equipa sénior que, ao tempo, brilhava nos distritais de futebol de Aveiro.
Talvez não tenhamos desejado "incomodar" e raramente coloquiámos com eles, embora soubéssemos da popularidade local do patriarca José Morais.
As nossas relações com a comunidade quitexana (pelo menos as minhas) começaram por ser mais com a comunidade católica, nas idas à missa e na frequência da missão dirigida pelo padre Capela. Que fazia da sua missão um espaço de convívio e grandes debates - sobre religião (é certo) e também sobre política e coisas e causas da juventude. Lá se juntavam, aos sábados à noite, os poucos jovens brancos que durante a semana estudavam em Carmona - quase todos raparigas! Em quem, de malícia, pousávamos os olhos, de ver e de desejar!
O padre Capela era um homem bom, aberto, disponível, que por lá sacerdotava em missão que, imagino, não seria fácil. Confraternizava com os militares e foi ombro amigo para muitos de nós - os emocionalmente mais frágeis e que, na igreja, achavam refúgio para as dores da saudade, o ganho da fé e o sustento da alma.

- CAPELA. António Albino Vieira Martins Capela, sacerdote católico e padre do Quitexe. Reside em Barcelos, onde é professor. É conviva activo dos Encontros da CCS dos Cavaleiros do Norte.
- MORAIS. Família quitexana de Valongo do Vouga (Águeda). José, o patriarca, já faleceu. A esposa reside com a filha São, proprietária de um bar em Arrancada do Vouga (Valongo, Águeda). A outra filha, Lurdes, é enfermeira em Almada.
Ver AQUI 
E AQUI 
E AQUI

Sem comentários: