sábado, 4 de fevereiro de 2012

1 149 - Os Cavaleiros do Norte e o custo de vida em 1974...



Mural do Regimento de Cavalaria de Santa Margarida, o RC4 em 1974, unidade mobilizadora do BCAV. 8423

A 4 de Fevereiro de 1974, o BCAV.8423 conheceu o 2º. comandante - o major de cavalaria Ornelas Monteiro. Não viria a estar muito tempo connosco, já que «por motivos imperiosos de serviço e por solicitação do Movimento das Forças Armadas» acabou por não seguir para Angola.
O oficial, em vésperas da partida para Luanda, foi deslocado para o Comando-Chefe das Forças Armadas na Guiné (CCFAG) e lá veio parte parte activa no processo de transferência de poderes, de Portugal para o PAIGC. Representava o Governo de Portugal e o MFA.
Ao tempo, com a escola de recrutas de Santa Margarida (no Destacamento do RC4) a funcionar intensamente, não era muito próximas das relações dos praças (futuros atiradores), que foram chegando até 8 e 9 de Janeiro (de 1974) e os quadro superiores do batalhão - ainda sem os especialistas. 
Os 1ºs.cabos-milicianos já mobilizados e monitores da instrução ««viviam» num dos pavilhões do Regimento e arranchavam em messe própria. Faziam diariamente o percurso apeado que os levavam dali até ao Destacamento, cumpriam os serviços de rotina e tornou-se vulgar ir jantar a Abrantes - onde um restaurante nos apaparicava com um delicioso frango de churrasco carregado de piripiri, ou um belíssimo arroz de frango, ou até uma bacalhauzada.
O leitor deste blogue talvez se admire, interrogado e espantado, mas um opíparo jantar destes, com vinho ou cerveja, um pudim e café, ficava pela módica quantia de 22$50 - qualquer coisa parecida com 0,1125 euros. E não era cara a gasolina, que «rebocava» o SIMCA 1100 do Neto, uns 7$50 o litro - comparados com os mais de 300 de agora. Por aí, umas 40 vezes mais!
A altura, de resto, foi muito polémica, por causa de um anunciado aumento - que passaria para 10$50. Um escândalo que era para chegar à primeira página do Expresso de então e foi censurada. O aumento era  justificado no agravamento do preço das ramas e iria funcionar como um imposto indirecto, mas julgo que se limitou a passar para 8$50. Eram outros os tempos e os custos, apesar de um país alimentar 3 guerras coloniais simultâneamente.
- ORNELAS MONTEIRO. José Luís Jordão Ornelas Monteiro, major de Cavalaria, já falecido. Atingiu a patente de tenente-coronel.

Sem comentários: