sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

1 155 - A última reunião do Comando de Sector do Uíge


Patrulhamento militar numa rua do Songo

A última reunião dos comandos do Comando de Sector do Uíge (CSU) realizou-se a 5 de Fevereiro de 1975, no Songo. Não se sabia, ao tempo, que seria a última, mas foi. 
O BCAV. 8423 fez-se representar pelo comandante Almeida e Brito e como ele seguiram o furriel Cruz, o delegado do MFA no BCAV. 8423, da classe de sargentos, por lá haver um reunião do movimento. E eu lá fui, como suplente dele e à «boleia». E também o oficial delegado do MFA.
Apenas duas ou três vezes estive no Songo, onde, mais tarde, jornadearam companheiros Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. (a de Zalala e, mais tarde, de Vista Alegre - de onde saíram a 24 de Abril de 1975).
Eu não sabia, e ao tempo nem sequer me passaria pel cabeça, mas por lá era Administrador do Concelho o dr. Acílio Gala - mais tarde presidente da Câmara de Oliveira do Bairro (aqui ao lado de Águeda) e deputado na Assembleia da República, eleito pelo CDS/PP. As duas qualidades e o trabalho que lá fez tinham justificado, a15 de Julho de 1973, um homenagem pública e o descerramento de um busto.
O Songo, ao tempo, era militarmente zona de acção do Batalhão de Caçadores 5015 - então prestes a regressar a Portugal, o que levou à deslocação da 1ª. CCAV. 8423, liderada pelo capitão miliciano Castro Dias.
- BCAÇ. 5015. Batalhão de Caçadores 5015. Tinha CCS na Damba e aquartelamentos no Chimacombo (1ª. Companhia), Mucaba (2ª.) e Quivuenga e Cachalondo (3ª.). Por esta altura, no Songo, o batalhão estava em fase de desmobilização e em partida para Luanda, no Grafanil, para regressar a Portugal.

Sem comentários: