domingo, 19 de fevereiro de 2012

1 164 - O carnaval de 1975 no Quitexe



Porque hoje é domingo de carnaval, empurremos a memória para o de 1975, no Quitexe, a 11 de Fevereiro. Que passaria quase despercebido, não fora, no regresso de uma escolta a uma fazenda para o lados de Camabatela (e cujo nome me escapa) termos sido surpreendidos com os sons de tambores e gritos, quando nos aproximávamos da vila,
Circular nas poeirentas picadas do norte angolano não era coisa para descuidos. Importava ir de olhos bem abertos (para ver o que não se queria ver), ver ao longe e dos lados, de ouvidos apurados e concentração máxima. Não fosse o diabo tecê-las, estivessemos embora, como estávamos, em período que se adivinhava (e desejava) fácil, descontraído, distante dos constragimentos e dos medos da guerra.
Mas aquele barulho!!!
Estranho, o que seria?
«Carnaval!!!...», disse o Neto. E adivinhou!
Ouvia-se o batuque a voar no vento quente e imaginava-se a dança volupiosa de mulheres de seios nus fervilhando na nossa juvenil imaginação. O que viemos a achar, já na aldeia do Canzenza, às portas do Quitexe, foi um grupo de novos e mais velhos, a ondular os corpos ao ritmo do batuque e dos tambores. Alguns(as) bailavam mascarado(a)s, de forma rudimentar, outros de faces pintadas.
Era o carnaval africano.
Já na vila, a correr pela rua de baixo (a avenida), vimos meios dúzia de miúdos a fazerem de entrudos, com a  piada deles. Que não era igual à nossa.
A foto é da CCAÇ. 3413 (1973)

Sem comentários: