segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

1 165 - O furriel mascarado à moda de Vilarandelo...


_______________
A. CASAL FONSECA
Texto

Não me recordo minimamente de festejos carnavalescos na vila do Quitexe. O Fonseca ainda tentou dar um ar da sua graça fazendo algumas pinturas, mas não havia ambiente para tal e a coisa ficou por ali mesmo.

Surpreendentemente, faz amanhã 39 anos, os quartos do pessoal das transmissões foram invadidos por um mascarado, com vestes carnavalescas que nos eram muito estranhas! Se entrou,  só podia ser da casa, mas não foi fácil identificar o mascarado, nem pelas danças que executava! Vontade não nos faltava para lhe puxar as vestes e a máscara, mas sabíamos lá com quem nos depararíamos!...

Aguentou o mascarado cerca de um quarto de hora, sem que tivéssemos a menor ideia de quem se trataria, e pelos vistos não demorou mais porque o calor que sentia debaixo das roupas era demasiado para uma noite tão quente!

E lá saiu ele do seu casulo carnavalesco, de gargalhada bem solta, o furriel Teixeira! Vestira-se (como pôde) com o traje bem característico da sua terra, Vilarandelo (em Valpaços), e onde o carnaval, dizia ele, era forte tradição e dele fazia parte desde que deixara o seminário. Dizia, até, que se equiparava a uma tradicional festa de verão, tal era a animação. Disso não sei!

O que sei é que ele se vestiu com traje de pastor, com roupas que se assemelhavam a serapilheira, e com uma máscara feita por ele mesmo! E dançou! Desajeitado…, mas dançou!

Ficámos espantados, não tanto pelo disfarce mas vindo de quem veio! Então alguma vez imaginámos que o furriel Teixeira, ele que era tão introvertido e que corava quando se saia da casca, viesse com uma surpresa daquelas?! Nem pensar!

Gostaria de lembrar esta história amanhã, a ele mesmo em Vilarandelo, mas como a vida é sempre imprevisível, ficar-se-á pelo blog – que, acredito, terá a sua visita! Pelo blog e pela nossa memória, já que foi protagonizada por alguém que sempre mereceu (e merece) o nosso maior respeito! Alguém que sempre foi um exemplo de dignidade e camaradagem, mesmo carregando o pesado fardo do sustento dos irmãos! A partir do Quitexe, terra bem longínqua onde, sempre exemplarmente, cumpriu a sua missão!

E que não esqueceu o carnaval, e muito menos o da sua terra, celebrando-o com alegria! E até com uma lagrimazinha…no fim! Acontece!!!...
ACF


2 comentários:

Anónimo disse...

para ja um grande abraço para todos,que estiverem a ler este comentario.Lembro-me perfeitamente deste furriel Teixeira,nao era muito alto como se ve ao lado do Casal,era um homem calado,timido,as vezes estava sentado na varanda da casa dos furrieis,por onde nos tinha-mos de passar para irmos para o refeitorio,nao convivi com ele.Nao sabiadesta parte do carnaval,nao aguentou muito tempo a mascara,nao que no Quitexe nao se brincava com o calor e com a chuva.Saudades?talvez,mas so pelos bons tempos da idade 23 anos,

Anónimo disse...

Como costuma dizer o nosso amigo Silva o Casal era o relações públicas dospraças e o tutor do furriel Teixeira. Não se pode ele queixar do amigo que teve. Não posso contar a razão porque para tal não eestou autorizado.
Que saudades pessoal apesar de tudo.
Grande abraço para osdois.
Carvalho