sábado, 17 de março de 2012

1 206 - O adeus ao alferes Hermida e furriel Farinhas

Alferes milicianos Ribeiro, Cruz,Garcia e Hermida 
(em cima) e furriéis Farinhas e Viegas (em baixo) 

O mês de Março de 1975, em termos de CCS, foi de mudança para Carmona e adaptação ás exigências urbanas, e também de adeus a dois companheiros:ao alferes Hermida e o furriel Farinhas, ambos por razões de natureza disciplinar.
O alferes Hermida era oficial de transmissões, na altura já com 28 para 29 anos (nascido em 1946). Acumulava com responsabilidades na área da acção psicológica, era casado e estava acompanhado da esposa. Não me recordo das razões disciplinares, mas foi punido com 3 dias de prisão disciplinar, agravados para 8, no Comando de Sector do Uíge - em Janeiro de 1975 e ainda no Quitexe.
O furriel Farinhas era sapador, do pelotão do alferes Ribeiro, e foi punido com 5 dias de prisão disciplinar agravada, agravados para 10, no Comando de Sector de Uíge. Também no mês de Janeiro e no Quitexe.
Não foram muitas as punições do BCAV. 8423, ao longo dos 15 meses de comissão, mas, no mesmo Janeiro, cinco soldados foram igualmente castigados:
- CCS: José M. F.Lobo, com 20 dias de prisão disciplinar agravada (agravada para 30, no Comando de Sector).
- 2ª. CCAV.: Samuel Pereira de Oliveira, condutor, com 4 guardas.
- 3ª. CCAV.: Constantino Oliveira Santos, Cristiano Manuel  Jorge Fernandes e António Francisco Tomás, todos atiradores de cavalaria e todos com 5 dias de prisão disciplinar agravada).
- HERMIDA. José Leonel Pinto de Aragão Hermida, alferes miliciano de transmissões. Engenheiro aposentado, residente na Figueira da Foz.
- FARINHAS. Joaquim Augusto Loio Farinhas, furriel miliciano sapador. Era de Amarante e faleceu a 14 de Julho de 2005. vítima de doença do foro oncológico.
  

Sem comentários: