terça-feira, 27 de março de 2012

1 236 - O fado, as balas, os morteiros e os porcos...

Rodoflo Tomaz, 1º. cabo rádio-montador da CCS do 
BCAV. 8423, aqui como «gestor» da mini-vara do BC12(1975)

_____________________
RODOLFO TOMAZ
Texto


Estávamos em Carmona, era o ano de 1975, e os tempos eram difíceis, principalmente durante o mês de Junho.
A guerra entre FNLA e MPLA começou no dia 1 e, azar o meu, estava de cabo de dia e tinha pela frente um dia complicado, com delicada missão para cumprir: levar de comer ao antigo posto da PIDE, na cidade de Carmona. Faço o destaque porque, como se devem lembrar, o BC12 era num alto, já fora da cidade, na saída para o Songo. 
Os morteiros começaram a ouvir-se cerca das 5,30 da manhã. Eu e outros companheiros, ao ouvi-los, confundimo-los com o som de pancadas e pensava eu ser resultado da borga da noite que se expirava, com o Domingos estofador a cantar o fado (e muito bem), ao estilo de Fernando Farinha, não se esquecendo do pormenor de cantar com as mãos nos bolsos.
Eu e outros, cheios de sono, gritámos: "Calem-se, deixem-nos dormir, para esta noite já chega!...".
Engano nosso!
Só depois alguém observou clarões que se viam por cima dos portões das casernas, devido a ser ainda noite. Eram os morteiros a rebentar na cidade, com os reflexos a chegaram ao BC12. Por volta do meio dia, chegou a hora do aperto, para 12 a 15 homens em cima de uma Berliet, com os tachos e panelas debaixo dos bancos.
Eu não era operacional mas também dei o meu contributo. As ordens foram dadas, bala na câmara e prego a fundo na recta, onde o fogo era cruzado. Mesmo assim, ouviram-se algumas balas a assobiarem, felizmente sem consequências. Mais difÍcil foi o regresso, pela recta que deveria ter mais de um quilómetro, creio eu - de Carmona para o BC12 -  e se nos acontecesse algo seria difícil, mas muito difícil mesmo, termos ajuda dos nossos companheiros. 
Os porquinhos da foto ajudaram-nos a matar a fome, por estes dias! Lembram-se? 
Estas histórias - e muitas mais -  vamos nós certamente recordar no próximo encontro dos Cavaleiros do Norte,  no dia 2 de Junho de 2012. Até lá!
RODOLFO TOMAZ

Sem comentários: